Amigas

sábado, 15 de setembro de 2012

Cortina pra varão.

Olá minhas amigas! Ontem fui a uma loja de tecidos e não resisti comprei este tecido (chitão) para fazer essa cortina pra minha cozinha, porque já estou enjoada das outras que o tecido é liso então resolvi fazer com esse tecido de estampas florais e a minha cozinha ficou bem alegre! Rsrs! Ela é super simples e tenho certeza que qualquer uma de vocês consegue fazer numa boa! Para vocês terem uma idéia as que vi prontas o preço variava entre 50.00 e 60.00 Reais e eu fico passada com isso porque afinal de contas nem tem muito tecido e nada complicado de fazer! Tá mas resumindo comprei 3 metros ele tem 1.40cm de largura, paguei 7.00 Reais o metro e como ja tinha linha e botões em casa ela me custou 21.00 Reais! Ai vocês podem pensar ( olha a pobre pondo preço nas coisas) mas sabe porque? Pra termos uma noção de quanto eles ganham em uma simples cortina! Estou colocando o passo a passo e vocês verão como é simples, ok?

Primeiro cortei 20cm do tecido para fazer as tirinhas que vão no varão e deixei separado. Como eram 3 metros sobraram 2.80 certo? Então dividi esses 2metros e 80cm ao meio e cortei e ficaram 2 pedaços de 1m40cm para cada lado da cortina, lembrando que como o tecido tem 1m40cm de largura ficaram 2 quadrados de 1.40x1.40 e não quis fazer barra então só passei na overlock os quadrados, mas para quem quiser barrinha a hora é essa!

Então agora para fazer as tirinhas é só cortar os 20cm que você separou em 10 pedaços e costura em volta pelo lado avesso do tecido, depois é só desavessar, e ficaram prontas as 10 tirinhas!

Agora é só fazer as pregas nos quadrados, são 5 pregas em cada! Alguns chamam essas pregas de americanas e outros de francesas eu chamo de pregas macho. Então dobrei o tecido montei a prega e passei uma costurinha para prender, como vocês podem ver na foto! 

Nessa foto é a prega pelo avesso pra vocês terem uma noção melhor de como fiz!

Depois estiquei a tirinha na máquina e coloquei o tecido com a prega bem em cima da tirinha.

Dobrei a tirinha por cima do tecido e costurei prendo-a na costura junto com a parte de trás.

Para enfeitar um pouco mais preguei um botão grande em cima de cada prega, que não serve pra nada é só como enfeite mesmo!

Aí está ela pronta simples e fácil!!! Gastei nesse processo todo meia hora e já estou pensando em fazer outra pra sala! Rsrs espero que vocês gostem e minhas dicas sejam úteis ok? 
Qualquer dúvida pode deixar nos comentários e terei prazer em esclarecer! Beijos.
Image and video hosting by TinyPic

25 comentários:

  1. PARABÉNS FABIANA, VOCÊ FEZ UM BELO TRABALHO, SEU PAP FICOU PERFEITO, SUA CORTINA TA LINDA!QUANDO EU CRESCER VOU SER IGUAL A VOCÊ RSRSRSRS
    EU TO COM UMA PRA FAZER PRA COLOCAR NA MINHA SALA, QUERO VER SE DA PRA FAZER ESSA SEMANA.
    BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Angelita que bom que você gostou!
      Bjos e volte sempre!

      Excluir
  2. Oi Fabi preciso que vc faça o seu sorteio e publique em seu blog amanha eu passo para pegar e colocar junto ao meu e o de Vick .

    Acabouuuuuuuuuuuuuuuuuu

    Tá pronta pra outra ?

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo belo trabalho moça bonita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neuly obrigada amiga, que bom que você gostou! Logo mais estarei fazendo a da sala! Beijos.

      Excluir
  4. Olá Fabiana
    Ficou linda a sua cortina
    Eu também fiz as minhas, primeiro porque encisti no modelo de uma cortina que eu ja tinha. Como o modelo ja estava fora do mercado, comprei o tecido e na cor que eu queria. Cortinas com 3m de trilho e 2,50 de altura. Raro alguem ter. Realmente comprar pronto ou deixar fazer sai mais caro.
    Parabéns pelo seu trabalho!
    Carmem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carmem que legal você ter feito a sua também! Depois coloca fotos pra vermos ok? Bjos e obrigada pela visita!

      Excluir
  5. Eu lembro desse tecido quando era criança minha mãe fazia roupinhas para nós.
    Mas hoje o preço dela está bem altinho, mas ela tem umas estampas lindas.
    Ficou linda a sua cortina.
    Sou das BU nº 181 e vim conhecer o seu cantinho, já virei seguidora.
    Faça-me uma visita, ficarei feliz.

    Beijos
    http://artescompaixao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Ivone bem vinda a meu blog, e que bom que você gostou da cortina! Com certeza te seguirei também! Bjos.

    ResponderExcluir
  7. Minha querida amei a cortina... com certeza vou usar suas dicas e fazer uma para minha cozinha q está precisando muitoooooo...kkkk
    Grande bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigaaaa!
      Faz sim é super simples você vai tirar de letra! Ainda preciso fazer mais uma pro quarto das crianças, porque a de lá está horrível! Rsrsrs! Bjos.

      Excluir
  8. Parabéns pelo PAP! Acho muito legal, pessoas atarefadasa com você se disponibilizarem de ensinar a tantas como eu , coisas que são simples , mas na verdade eu não fazia idéia. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oí amiga obrigada você pela visita! Realmente essa cortina é super fácil e quando fizer a sua quero ver hein? Bjos e volte sempre pra prestigiar meu blog!

      Excluir
  9. sua cortina ficou linda,comprei uma maquina de costura pra mim agora só falta aprender a montar cortinas e blusas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Isso mesmo amiga só não pode desanimar se fizer a primeira e não ficar muito boa continue tentando porque você vai aperfeiçoando com a prática!

      Excluir
  10. vc sabe fazer blusas e vestidos infantis e adulto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim eu faço, só não sou boa pra fazer calça comprida! Porque não costumo usar moldes é tudo a olho mesmo! Obrigada pela visita e comentários! Bjos.

      Excluir
  11. Fabiana, você tirou o meu receio de cometer erros.
    Comprei os tecidos há 1 ano com muita coragem, mas, na hora de cortar e confeccionar perdi a coragem. Sua explicação me mostrou como é fácil e me deu ânimo e estou quase terminando minha cortina. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu bem que bom que você está costurando sua cortina! Realmente esse modelo é bem simples e fácil de fazer, tenho certeza que ficará linda! Obrigada pela visita e comentário, volte sempre ok? bjokas.

      Excluir
  12. vou tentar fazer com a ajuda da minha mãe... Obrigada pelas dicas e pelas noções de preço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza você vai conseguir porque ela é realmente bem simples! Bjos.

      Excluir
  13. Puxa, que bacana! Estou entrando no universo da costura agora. Acabei de comprar uma máquina (chegou ontem!) e ainda estou com dificuldades para colocar a bobina naquela parte de metal e passar o fio, rsss, mas estou aprendendo!
    Adorei seu blog e vou acompanhá-lo! Tentarei fazer uma cortina dessas, pois achei linda e estou super empolgada para começar a costurar!
    Abraços e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira máquina a gente nunca esquece! Rsrs! No começo você vai achar tudo complicado mas com o tempo e a pratica você se acostuma e quando seu primeiro trabalho ficar pronto você se sente super empolgada pelo que fez! Rsrs! Obrigada pela visita e comentario! Bjos e boa sorte com sua máquina!

      Excluir
  14. Você me animou, comprei a meses um tecido para fazer a cortina do quarto da minha filha e não tinha coragem de fazer com medo de ficar feio.... estou indo agora fazer a cortina.... muito obrigada pela sua dedicação e parabéns pelo blog...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e comentário Bárbara,fico feliz em poder ajudar! Feliz ano novo pra você beijos.

      Excluir

Dizem que Dona Felicidade mora longe dos sonhadores, mas não é verdade não!
Dona Felicidade mora sempre onde colocamos os nossos sonhos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...